Plenária de fabricantes tem PSQ como foco - PSQ Portas e Janelas de Correr de Alumínio
PSQ Portas e Janelas de Correr de Alumínio
voltar

Plenária de fabricantes tem PSQ como foco

Plenária de fabricantes tem PSQ como foco

Encontro aconteceu na manhã da última terça, 14 de novembro, e reuniu 22 fabricantes de esquadrias no auditório da AFEAL

A AFEAL realizou no último dia 14 de novembro sua reunião plenária para fabricantes de esquadrias associados, que teve como principal objetivo esclarecer sobre o andamento do Programa Setorial de Qualidade de Portas e Janelas de Correr de Alumínio, que já está trabalhando a pleno vapor.

O evento, que contou com o auditório lotado, teve início com o pronunciamento de Fernando Rosa, gerente geral da AFEAL e também gerente do PSQ. “Vocês terão agora acesso a informações exclusivas sobre como as coisas estão caminhando nesta primeira fase do programa. Temos recebido demandas de muitas empresas querendo participar, isso sem mencionar as solicitações das construtoras, que procuram por fabricantes qualificados”, afirmou.

 

O presidente da AFEAL Antônio Antunes deu sequência à apresentação, explicando sobre a importância do PSQ dentro de um amplo contexto de organização setorial, com o objetivo de integrar toda a cadeia produtiva do setor. “Estamos onde estamos por nossa causa. Muita gente não entende, principalmente quem está longe. No entanto, não temos outro caminho. E quem entra nessa com a gente, queremos que esteja ao nosso lado. Queremos discutir juntos, pois não somos os donos da verdade. E não precisamos ter volume, queremos ter é qualidade, queremos gente comprometida”, disse.

Antunes comentou sobre os “7 passos para a valorização do fabricante de esquadrias de alumínio”, documento muito discutido e que vem sendo amplamente divulgado pela associação. Os sete passos incluem o atendimento às normas técnicas, a apresentação da proposta técnico-comercial, a formalidade da empresa, o combate à propaganda enganosa, a inclusão da figura do responsável técnico do projeto, a participação no PSQ e ser um associado da AFEAL. O eBook com todo o conteúdo pode ser baixado neste link.

Cordeiro: ‘Qualidade é vetor essencial da organização setorial’

Após o presidente, Alberto Cordeiro, vice-presidente de programas de qualidade da AFEAL fez sua explanação e esclareceu sobre como a qualidade é o vetor essencial da organização setorial. “Tomamos como exemplo o setor de tintas. Em

2001, quando o PSQ deles se iniciou, eram apenas 6 empresas participantes e 50% de amostras não conformes. Em 2016, 15 anos depois, o programa agrega 48 participantes e apenas 2% das amostras não conformes. Este é um importante retrato de como o programa é essencial para regrar o segmento. Precisamos nivelar nosso setor por cima”, disse.

 

Cordeiro também citou outras ações da entidade para a valorização do fabricante e organização setorial, como a comunicação, iniciativas relacionadas à educação, como os cursos promovidos junto ao SENAI, o programa de qualificação de consultores, a criação dos núcleos regionais, entre outras iniciativas.

A manhã se encerrou com a apresentação de Jairo Cukierman, sócio-diretor da TESIS, empresa gestora técnica do programa, que apresentou as etapas do programa, os testes envolvidos e os detalhes de todo o processo. “Já estamos a todo vapor trabalhando com os sistemistas e fabricantes com sistema próprio que já aderiram ao programa.

Cukierman contou sobre como o programa também se estende para as empresas para fornecem sistemas específicos para cada obra ou que não têm como seu principal produto os produtos-alvo do programa. “Temos uma forma de adesão que se chama ‘atrelada’, em que o fabricante pode estar no programa e ensaiar seus produtos-alvo por obra, desde que o sistema utilizado já tenha sido homologado. Neste caso, o fabricante não será uma empresa qualificada junto ao PSQ, mas estrará vinculado ao Programa e demonstrará seu compromisso com o processo produtivo de qualidade.”, disse.

 

Jairo Cukierman explica sobre os participantes “atrelados”

Ao final, os fabricantes presentes puderam tirar suas dúvidas e entender como o programa funciona para cada uma de suas empresas. Diversos deles já se comprometeram de imediato com a adesão ao PSQ e assumiram o compromisso de exercer um papel ativo na organização setorial.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Testemunhal ANAMACO
Next post Testemunhal ANAMACO
Comentários desativados em Testemunhal ABAL

A Anamaco apoia integralmente os programas setoriais da qualidade e considera de extrema relevância a…