A escolha do produto-alvo
Produto-alvo: todo PSQ – Programa Setorial de Qualidade avalia produtos-alvo capazes de elevar de maneira sistemática todo o sistema produtivo do segmento ao qual está relacionado. No caso do segmento das esquadrias de alumínio, isto não é diferente. A escolha do produto-alvo para o programa foi feita de maneira cuidadosa e inteligente.
O setor de esquadrias abrange um amplo leque de tipologias de portas e janelas, segundo a ABNT NBR 10821:2017 – Esquadrias externas para edificações.
O fato é que todas as portas e janelas de alumínio devem apresentar características técnicas adequadas, independente do produto-alvo. Elas devem garantir as condições de habitabilidade dentro da unidade habitacional. São elas: estanqueidade à água, a resistência e a permeabilidade ao vento, a resistência aos esforços decorrentes do manuseio, a isolação sonora, e apresentar durabilidade.
E qual seria a melhor maneira de promover a qualidade de todo um sistema? Por onde começar? Qual produto-alvo?
O produto-alvo escolhido para darmos início ao PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio são as janelas de correr de alumínio para dormitórios e salas – as com 2 folhas de vidro e as com 3 folhas e com veneziana.
A escolha deste produto-alvo não foi ao acaso. Diversos fatores foram considerados para que se chegasse ao consenso de começar por aqui.
São analisadas pelo programa todas as folhas móveis, que possuem dimensões máximas de 1,50 x 1,20 m. Serão avaliadas as linhas dos produtos-alvo mais comercializadas ou as com bitola menor ou igual a 20 mm de cada fabricante.
Isso acontecerá mesmo que não respondam pelo maior volume de comercialização do fabricante. Assim, as linhas de produtos-alvo mais críticas em relação ao desempenho e segurança deverão ser avaliadas sempre.
Este produto-alvo representa as janelas mais utilizadas nas habitações e geralmente são instaladas em salas e quartos, isto é, áreas secas e onde as pessoas costumam permanecer por bastante tempo.
Assim, a estanqueidade à água, bem como o conforto sonoro destes produtos são imprescindíveis.
Além disso, as janelas de correr com 3 folhas com veneziana são as mais comercializadas em revendas de materiais de construção. O acompanhamento desta tipologia como produto-alvo é essencial para o combate à não conformidade.
Se conseguirmos normatizar o produto que mais representa nosso mercado – e este tipo de janela tem um peso muito grande na nossa produção -, certamente os demais produtos do setor tendem a acompanhar a melhoria de qualidade. Eles entram naturalmente no programa em um segundo momento, com a aderência de mais produto-alvo.
Um ponto importante que tem sido observado em diversas regiões do Brasil: os Códigos de Edificações e decretos municipais vêm exigindo vãos luz mínimos que não são atendidos pelas janelas de correr com 3 folhas com veneziana.
Nestas regiões, as construtoras estão utilizando, cada vez mais, janelas de correr com 2 folhas de vidro e persiana integrada. Avaliando esta situação, o Programa Setorial da Qualidade, tão logo tenha o histórico de conformidade dos primeiros produtos-alvo, passará a avaliar este produto e, posteriormente, todos os demais que integram nosso leque.