A representatividade do PSQ
O Programa Setorial de Qualidade de Portas e Janelas de Correr – PSQ – certamente tem um peso muito grande no cenário do alumínio. Além de ter a AFEAL como capitã do projeto, desta vez a ABAL – Associação Brasileira do Alumínio, une-se como coparticipante do PSQ, envolvendo toda a cadeia produtiva de maneira decisiva na busca pela qualidade. Então vamos falar um pouco sobre estas duas importantes entidades.
Você conhece bem a AFEAL? A Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, mantenedora do PSQ, conta atualmente com 190 associados. Entre eles, estão 126 fabricantes de esquadrias de alumínio.
Ela está presente em 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Possui 8 núcleos regionais nos estados de Bahia, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiânia, Espírito Santo, Pernambuco e Ceará.
A ABAL trouxe mais peso ao PSQ, pois congrega as empresas responsáveis por 100% da produção brasileira de alumínio primário, desenvolvedores de sistemas (“sistemistas”), fabricantes de perfis de alumínio (“extrusores”) e empresas responsáveis pelo tratamento de superfície dos perfis (anodização e/ou pintura). Estas empresas representam, aproximadamente, 80% do consumo brasileiro de alumínio.
Um estudo recente realizado pela AFEAL para o mapeamento e dimensionamento do mercado organizado de portas e janelas de alumínio apontou que, em 2016, o segmento de esquadrias entre vãos teve volume de produção de 38,8 mil toneladas. Entende-se por mercado organizado aquele abastecido por empresas legalmente constituídas e que utilizam sistemas para a fabricação das portas e janelas. Estes sistemas podem ser próprios ou de mercado (quando fornecidos por “empresas sistemistas” para diversos fabricantes de esquadrias).
Neste universo, as janelas de correr correspondem a 22,4 mil toneladas, significando 58% do mercado organizado. Isso demonstra a relevância do PSQ Programa Setorial da Qualidade de Portas e Janelas de Correr de Alumínio. Os associados da AFEAL são responsáveis pela produção de 12,5 mil toneladas de janelas de correr. Isso representa 56% do mercado organizado destes produtos. Esses dados são muito importantes para o PSQ.
A representatividade das entidades que lideram o PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio é inegável.