ABAL é oficializada como entidade coparticipante do PSQ
PSQ Portas e Janelas de Correr de Alumínio
voltar

ABAL é oficializada como entidade institucional do PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio

por psqaluminio para Notícias Deixe um comentário
ABAL é oficializada como entidade institucional do PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio

Essa participação acontece em um momento em que toda a cadeia produtiva se une pela qualidade do início ao fim do processo produtivo.

A participação da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio no PSQ de Portas e Janelas de Correr de Alumínio é, sem dúvida, uma das grandes novidades do programa. O trabalho desenvolvido pelas duas entidades em conjunto iniciou-se ainda em fevereiro, com uma apresentação do programa na ABAL durante reunião do Comitê de Mercado de Extrudados.

Estiveram presentes ao encontro o presidente da AFEAL Antônio Antunes, o VP de programas da qualidade Alberto Cordeiro; Edison Claro, VP de comunicação; o gerente geral da entidade e do PSQ Fernando Rosa; Orestes Gonçalves e Jairo Cukierman, da Tesis; Erivam Boff, coordenador do Comitê de Mercado da Construção Civil da ABAL, José Carlos Noronha, integrante do Comitê, entre outros representantes do setor do alumínio.

A apresentação foi capitaneada por Alberto Cordeiro, que convidou a ABAL para participar de um grande projeto de integração de toda a cadeia produtiva de esquadrias de alumínio, o PSQ. “A ideia é trabalhar lado a lado com a Afeal na definição das diretrizes do nosso setor e fazer toda a cadeia produtiva funcionar adequadamente: sistemistas, extrusoras, fabricante de acessório, beneficiador de superfície, fabricante de esquadria, todos na mesma página, na mesma regra, na mesma política industrial e com os mesmos interesses”, disse.

O executivo explicou o propósito do PSQ e os objetivos. “Esperamos conformidade dos produtos para o usuário e isonomia técnica entre todos os participantes do PSQ. Só assim haverá organização setorial e valorização de toda a cadeia. Juntos, poderemos parar o efeito dominó que prejudica a todos. Vamos integrar para começar uma nova história e essa união começa da matéria-prima e dos sistemas”.

Cordeiro explicou que a norma técnica tem caráter voluntário. Porém o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor transforma a norma em força de lei. “Se o consumidor for lesado, ele vai entrar com processo e vai ganhar e isso é responsabilidade de todos envolvidos no processo produtivo”. Para ele, é preciso empreender ações externas mobilizadoras para que o setor seja visto como quem agrega valor e produz qualidade e não perca mercado.

Para o presidente da AFEAL Antônio Antunes, a união das entidades é um marco importante para o setor. “Nosso produto é complexo, pois passa por diversos agentes como acabamento, roldanas, parafusos. Após análises e aprendizados concluímos que todo mundo seria beneficiado com essa participação coletiva. Precisamos de mais braços, de mais gente sentada junto para discutir. É sabido que o alumínio é um dos melhores materiais para fazer um produto chamado esquadria. O que estamos fazendo para valorizar este produto que hoje é tão importante para o conforto estético, acústico, iluminação? Tenho a certeza de que juntos no PSQ vamos ainda mais longe”, afirmou.

Para Erivam Boff, coordenador do Comitê de Mercado da Construção Civil da ABAL, as entidades têm interesses convergentes. “Nós queremos defender a qualidade do nosso produto, da indústria extrusora de alumínio. Queremos aumentar o consumo sempre buscando a norma”.

José Carlos Noronha, da ABAL, apoiou a iniciativa e explicou sobre a sintonia das entidades para o PSQ. “Tudo que faço não penso em fazer algo fora do padrão, de qualquer jeito. Nossa bandeira na ABAL é sempre qualidade. A norma tem de ser da régua para cima, se possível, deveríamos obedecer até mesmo às normas internacionais. Estamos juntos neste programa!”, finalizou.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Testemunhal ANAMACO
Next post Testemunhal ANAMACO
Comentários desativados em Testemunhal ABAL

A Anamaco apoia integralmente os programas setoriais da qualidade e considera de extrema relevância a…