Afeal reune os fabricantes de componentes de esquadrias de alumínio
PSQ Portas e Janelas de Correr de Alumínio
voltar

AFEAL REÚNE FABRICANTES DE COMPONENTES PARA APRESENTAR PSQ DE PORTAS E JANELAS DE CORRER DE ALUMÍNIO

por psqaluminio para Notícias Deixe um comentário
AFEAL REÚNE FABRICANTES DE COMPONENTES PARA APRESENTAR PSQ DE PORTAS E JANELAS DE CORRER DE ALUMÍNIO

Na tarde da última quinta-feira, 22 de junho, a AFEAL promoveu um encontro entre os fabricantes de componentes para esquadrias de alumínio para a apresentação do Programa Setorial de Qualidade aprovado pelo Ministério das Cidades neste mês de junho.

O evento teve início com as boas-vindas de Fernando Rosa, gerente nacional do PSQ, que convidou Alberto Cordeiro, Vice-Presidente de Programas de Qualidade da entidade para dar início às apresentações.

Cordeiro discursou sobre a necessidade do setor se unir como um todo, para fortalecer a imagem do segmento. Contou sobre as novidades do programa e sobre como, de maneira inteligente, ele oferece ferramentas que integram toda a cadeia produtiva. “Precisamos de um mercado organizado, com regras iguais, onde se uma empresa utiliza um sistema de mercado homologado, ela tem vários benefícios e não gasta para homologar tudo de novo. Isso traz uma racionalização do programa. Se o fabricante usa a roldana sugerida pelo sistemista, por exemplo, e se seguiu o manual, não precisa homologar novamente os componentes. A partir daí, começa a fase de qualificar as esquadrias no fabricante, para poder permitir a participação de todos no programa”, explicou.

Ele também falou bastante sobre a escolha do produto-alvo, pensada tanto considerando-se a representatividade de mercado, quanto no local da casa onde o produto é instalado. “Quem tem dinheiro para colocar tudo ao mesmo tempo para rodar? Existe a lei do pareto: 20% dos produtos representam 80% das vendas. Escolhemos o produto mais representativo do mercado para começar a organizar o setor por ele. Se conseguirmos cuidar do que tem maior venda, os demais entrarão no programa naturalmente, num segundo e num terceiro momento. E os produtos que não fogem de casa nenhuma são as janelas de correr de 2 e 3 folhas”.

A reunião contou também com a participação de Celso Calamita, gerente de comunicação e marketing da ABAL – Associação Brasileira do Alumínio, entidade que agora é coparticipante do programa. “Somos os fabricantes de alumínio e fazemos a extrusão do perfil, um elemento inerte da janela. Ele fornece o desempenho estrutural, mas quem garante as suas funcionalidades são os componentes. Daí a importância de vocês estarem presentes no programa e a necessidade de que estes materiais estejam normatizados para garantir a qualidade da janela”, disse.

Na sequência, Jairo Cukierman, da TESIS, empresa gestora técnica do PSQ, apresentou em detalhes como ele funcionará para os fabricantes de componentes, com foco nos procedimentos e ensaios necessários. Ele também falou sobre a importância da união da cadeia produtiva e da criação de um sistema inteligente e eficaz, com capacidade para qualificar tudo que faz parte da esquadria. “Tenho certeza de que temos na ABAL os maiores especialistas em alumínio. Na AFEAL, estão os maiores especialistas em esquadrias. E nesta sala, os maiores especialistas em componentes. Precisamos trabalhar com modelos de auto-regulamentação para que cada setor possa oferecer aos consumidores produtos bons, para se ter isonomia competitiva e concorrência leal e justa”.

O encontro terminou com a participação do público, que tirou todas as suas dúvidas em uma seção de perguntas e respostas, além de assinar um termo de intenção, confirmando seu forte interesse em fazer parte do programa.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Testemunhal ANAMACO
Next post Testemunhal ANAMACO
Comentários desativados em Testemunhal ABAL

A Anamaco apoia integralmente os programas setoriais da qualidade e considera de extrema relevância a…